top of page

Bem Estar Físico 

Hoje vamos falar sobre um assunto extremamente importante dentro do conceito de Bem Estar Estar Integral. Começo nossa reflexão com uma pergunta: porque para algumas pessoas é tão difícil aderir à uma atividade física? Porque muitos de nós vive correndo de qualquer exercício que mexe com o corpo? São muitas as crenças em torno deste assunto e iremos falar sobre isto. Na pré-história a humanidade precisava usar o corpo em prol da sobrevivência, lutar, fugir, caçar, pescar, mudar constantemente de local. Mas felizmente nós evoluímos e, na sociedade moderna, vieram as mudanças de hábitos. Mais recentemente veio a tecnologia que se por um lado nos ajuda muito, por outro nos deixou mais preguiçosos e preguiçosas, telefone celular, 

controles remotos, carro automático, tudo isto é maravilhoso mas reduziu drasticamente a nossa necessidade de se mexer!! O bom é que vieram também os estudos e conceitos em torno da manutenção de uma boa saúde nas mais diversas esferas seja física, mental, social, espiritual, financeira e outras. 

Trazendo uma reflexão acerca das crenças em torno da atividade física, comento aqui duas delas, atividade física ligada à um conceito de beleza e relacionada à ideia de que intelectuais não se preocupam com o corpo. O conceito de beleza à que me refiro é este estabelecido como padrão pela sociedade, magreza, músculos, pele lisa e firme, e como nem todos querem ou conseguem alcançar este padrão, muitos fogem da academia de ginástica para evitar serem criticados ou se sentirem diferentes. Os centros de ginástica se transformam então, de uma espaço de promoção da saúde em um espaço de exibição de corpos construídos, afastando vários grupos que se beneficiam diretamente de um local como este, incluindo pessoas acima dos 60 anos.
 

No segundo exemplo de crença que trago, me refiro à ideia tristemente acreditada de que corpo e mente são duas coisas distintas e se trabalhamos mais com o racional, o fisco importa pouco, ou vice versa. São vários os estudos que demonstram o quanto o intelecto e o físico caminham juntos, um interferindo no outro. Quanto mais você mexe o corpo mais hormônios do bem estar se movimentam e influenciam na capacidade de pensar e olhar para todas as alternativas da vida, isto é Inteligência Emocional. E quanto mais tua mente se abre para o novo mais teu corpo se alegra, tua imunidade melhora e você previne e/ou trata doenças como: aterosclerose coronariana (formação de placa na parede da artéria), hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, obesidade, diabetes tipo II, osteoporose e osteoartrose, vários tipos de câncer, ansiedade e depressão.

 

Ou seja somos uma máquina completa, basta saber como fazer a manutenção deste equipamento fantástico. São várias as razões pelas quais evitamos atividades físicas, trouxe aqui algumas reflexões mas cada caso é um caso. Se você já entendeu a importância e já escolheu tua forma de se exercitar, MARAVILHA!!! Se ainda não, minha sugestão é que você pense sobre o teu caso individualmente e que lembre-se que há uma variedade enorme de formas de manter o corpo ativo. Dança de salão, Yoga, caminhada, capoeira para maduros, musculação, zumba, Pilates e até mesmo um alongamento em casa pode ser extremamente positivo. Você pode estar escolhendo entre ter uma madura-idade com liberdade e autonomia ou uma madura-idade dependente e extremamente limitada. Invente a tua forma para manter-se ativo, feliz e saudável!! 


Veja alguns alongamentos a serem feitos na cadeira. Fonte site: tudoporemail.com

Segue anexo uma matéria do Portal do Envelhecimento que descreve um estudo demonstrando que os exercícios físicos reduzem o uso de medicamentos. 

https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/exercicios-fisicos-diminuem-ingestao-de-medicamentos/

bottom of page